segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Arouca vs Benfica e notas soltas ao Rui.

- Merecido. "Ah e tal mas tivemos muitas oportunidades, foi tiro ao boneco". Pois foi, mas eles também tiveram, com a diferença que os seus avançados não custam milhões.

- Defensivamente não existimos. Sempre pensei que um treinador de equipa pequena, desculpa Rui, uma coisa que soubesse fazer, era por uma equipa a defender bem. Enganei-me. 

- Ofensivamente muito previsíveis. Centros, mais centros, e para não variar muito, mais centros. Até o Gaitan a dada altura parecia sofrer de "centralite aguda".

- Não concordo com quem diz que deram um Ferrari a um treinador que não tem kit de unhas para ele. Não concordo por 2 motivos. Primeiro. Ainda é cedo para colocar a corda ao pescoço ao Rui. Vamos lhe dar tempo. Por último, e igualmente importante, este Benfica não é um Ferrari.

- No entanto as criticas tem de ser feitas. Rui, meter 3 avançados é coisa de desespero, e raramente resulta. Não acredito que treines isso durante a semana. Rui, acorda, isto é o Benfica.

- Rui. Eu sei que lês este cantinho da blogosfera sempre que me dá pachorra de colar aqui 2 ou 3 palavras, por isso "escuta-me", joga com Fejsa a trinco e Samaris a 8. Experimenta. Pode ser que fiques surpreendido. Rui. Acorda, isto é o Benfica.

- Rui. Não permitas que aquele "coiso" que preside o SCP, e peço desculpa a todos os "coisos" por elevar esse gajo ao vosso nível, se fique a rir de nós. Rui. Não o permitas. O futebol não pode ficar a perder.

PS: Sobre o jogo podia ainda falar dum possível penalti sobre o Mitrogolos, e uma falta que nos tirou um grande golo no último minuto, mas a verdade é que, nem sou Lagarto aka chorão, nem acho que foi por aí que perdemos o jogo. A nossa derrota não se deve a erros dos árbitros, deve-se aos nosso fraco futebol.

1 comentário:

Rosado disse...

Bom dia
De facto estivemos 80m a atirar bola ao boneco, eles não estiveram, aproveitaram (como lhes competia dadas as circunstâncias do decorrer do jogo)para contra atacar sempre que lhe era possível.

Defensivamente estamos fraquinhos, nomeadamente nas bolas paradas, não nos é permitido, perder todas as bolas por alto e não conseguirmos sair na antecipação, deixamos sempre o adversário receber a bola e na maioria das vezes permitimos o remate, tem que haver mais mobilidade defensiva e não temos jogadores para defender à zona.

Ofensivamente, estamos algo atabalhoados, falta-nos um 10 que pense o jogo, que segure a bola e obrigue os restantes a procurar espaços e a jogar nas desmarcações, falta-nos a troca de bola que obrigue os adversários a abrir esses espaços, falta-nos a bola pelo chão à entrada da área, para que o Jonas faça o que tão bem sabe, receber a bola e com 1/2 toques desviar os adversários e atirá-la lá para dentro, falta a pressão imediata sobre o adversário quando tem posse de bola, defender o mais à frente possível, falta-nos a garra na procura da bola, em suma, falta-nos mobilidade. Quando temos posse de bola, a equipa deve subir e criar desequilíbrios na defesa adversária, não vemos isso, vemos jogadores amorfos e na espectativa, esperando que o jogador que transporta a bola corra e faça tudo sozinho.

Meter 3 avançados pode resultar no 3-4-3 final, mas os jogadores têm que estar focados e rotinados para quando tal é necessário, 3-4-3 não resulta com os tais centros e bola pelo ar, tem que chegar aos avançados jogável e em profundidade, com ajuda do meio.

Pode jogar Fejsa, pode jogar Samaris, mas sem um criativo, será difícil, temos que dominar o meio.
No algarve jogámos com Fejsa e Samaris e não deu bom resultado.

Em Aveiro teria sido uma boa estratégia quando passámos do 4-4-2 para 3-5-2, aquando da entrada do Carcela, mas se efetivamente tivesse o carcela mantido-se na ala, o que só veio a acontecer com a entrada do Jimenéz, mas nunca com a saida do Samaris.
No global e na perspectiva de um adepto, precisamos efetivamente de mais criatividade e mais pressão quando não temos bola, mais alegria e mais velocidade, jogadores moveis e que saibam procurar a espaços e abram linhas de passe ao portador da bola.

Para o Rui Vitoria, só lhe gostava de dizer que, acreditamos nele, mas, não basta ter consciência que se treina o Benfica, tem efetivamente que o pôr em prática, não sei se é a cadeira de sonho ou não, sei que é a cadeira máxima do nosso futebol e tem que a merecer, a derrota é impensável, o empate indesejado, a vitória é só o que nos interessa, mas se estiver 1-0, não chega, queremos o 2º, se estivermos com 2, não chega, queremos o 3º, até ao apito final não se acomodem, procurem a glória, lutem pelo símbolo que têm ao peito, corram pelos adeptos, sangrem pelo manto que envergam, HONREM O GLORIOSO BENFICA.

Reforcem aos jogadores, que SÃO OS JOGADORES DO BENFICA, a eles não lhes é permitido o máximo, a eles só lhes é permitido o impossível, menos que isso é para os fracos e, dos fracos não reza a história.

SEMPRE BENFICA

Rumo ao tri