quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Deixem-me respirar.

Ainda decorria o mundial, e já davam Enzo certo no Valência. Começava a faltar-me o ar. Eu sabia que seria difícil continuar a ver aquele pedacinho de arte na BTV. Mas ver os meios de comunicação social falar nisso muito frequentemente, era como sentir o ar carregado, pesado, difícil de respirar. Todo o episódio com aquele lagarto de microfone na mão, aliviou um pouco esta sensação. As palavras de Enzo foram uma lufada de ar fresco, mas eu sabia que era só uma lufada, que o ar voltaria a ficar novamente carregado. E ficou. Semana após semana, continuava-se a falar de um tal Indonésio e dos seus milhões. Lá está, havia um bolha de ar poluído à minha volta, e que me perseguia fosse qual fosse o caminho que escolhesse, um pouco à imagem do que acontecia com as gajas na minha longínqua juventude, mas com sensações diferentes. Com o começar da época tudo se adensou. Agora falava-se constantemente naquele clube de Espanha cujo destino há-se ser ficar fora dos lugares da Champions. Passou a ser diário este sufoco. Todos os dias o Enzo fazia as malas. Mas isso eu não estranho, é preciso muita mala para tanto talento. Na última semana respirar este ar tornou-se um martírio. Ouvir o "Somos Porto" falar do "nosso" Enzo, como se fosse o "seu" Enzo era doloroso. Era ele e meio plantel a chamar o Argentino. E saía uma noticia de manhã, ao meio-dia, à tarde, à noite... porra, deixem-me respirar! pensava eu. Por fim, NADA. É dia 2 de Setembro, e posso finalmente voltar a respirar normalmente. E que bom que é o ar das manhãs dos Açores. Mas... esperem... não, não e não... por favor, parem, são só 10:58 da manhã. Dêem-me uns meses de folga. Ele é "nosso" e só "nosso", e agora deixem-nos usufruir do seu talento. Não é que com o Enzo os títulos estejam garantidos, mas sem ele tinha a sensação que obrigaríamos a equipa B a descer de divisão pelos regulamentos.

Eu só não percebo uma coisa. Com uma super equipa do outro lado da segunda circular, porque raio se falava maioritariamente dos mancos do Benficas na comunicação social dia após dia, como prováveis reforços de outros campeonatos. Vá-se lá perceber este mundo. Não sei se dá direito a comunicado, mas certamente é motivo de muito choro, se bem que uma e outra coisa, são a mesma. 

Sem comentários: