segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Campeonato forte no inicio da segunda volta!


"Voo como uma borboleta e pico como uma abelha!"



Penso que já há muito tempo que não víamos um campeonato renhido desta maneira, com os três grandes na luta pela frente do campeonato jornada a jornada. Sem dúvida que é o sonho de qualquer adepto de futebol. Embora no ano passado o meu Sporting tenha tido uma época de Morte, este ano considero (independentemente do lugar em que fiquemos na parte superior da tabela) que este ano foi o ano do Ressuscitar. E sim podem dizer que tanto o porto como o benfica não jogaram até ao momento, ao nível que costumam jogar (mesmo assim estão lá em cima) mas isso não é desculpa. Por essa lógica o Sporting o ano passado também nem por lá perto jogou ao seu nível e acabou o campeonato em sétimo, o benfica campeão na Madeira e o porto campeão aos 92 minutos a uma jornada do fim.

 Arouca – Sporting 

 Este foi o único jogo que vi este fim-de-semana, nem restantes jogos da liga, nem inclusive Real Madrid ou Barcelona nem Manchester City/United. Um Arouca que repetiu o mesmo no jogo da primeira volta ao marcar primeiro, e um Sporting em grandes dificuldades para dar a volta ao resultado. Falando assim por alto do jogo, em primeiro lugar tenho que dizer que foi a primeira vez que vi um Sporting a jogar num campo relvado pior do que o seu, onde se houvesse um pouco de esforço desenterravam-se batatas e com a chuva abundante durante o jogo a fazer lembrar um arrozal do Vietnam. 

 Análise minha resumida…

 - Irritou-me ver um Sporting que simplesmente não conseguia acertar um passe, fazer uma jogada rápida de ataque ou mesmo simplesmente circular a bola. Ao contrário do Arouca, isso simplesmente não existiu para o Sporting na primeira parte e maioritariamente na segunda. É de realçar Bruno Amaro bem como André Claro que fizeram um grande jogo, entrando Arouca fortíssimo. Aliás digo mais, para o estado miserável para que estava o campo, o golo do Arouca foi um golo bonito com princípio, meio e fim. 

 - No penúltimo post, escrevi que gostaria que Montero tivesse apenas mais cinco por cento da inspiração que costuma ter, e teve algumas oportunidades, mas a bola teima em não entrar. A pressão de Slimani a querer intrometer-se a titular começa a pesar se me parece, no entanto Slimani embora tenha uma estirada que faz o golo (da vitória), embora seja bom a jogar de costas para a baliza, e seja corpulento para aguentar a pressão dos defesas, nota-se que existem dificuldades técnicas. Não querendo comparar Jogadores, faz-me lembrar Jardel que marcava golos mas de pezinhos meio “tónhó”. 


 - William Carvalho, para mim homem do jogo, e quanto gratificante teria sido aquela bola entrar mas o poste assim não o quis. Homem de peso naquele meio campo. Senti uma fúria enorme ao ver Jardim a tirá-lo do campo, mas uma aposta no Adrien para lançador foi mais lógico para o treinador, e verdade seja dita, se o resultado tivesse sido negativo estava a impressa toda em cima dele. Mesmo com a vitória, questionaram em conferência de imprensa, imaginemos em caso de derrota.


 - Carrillo não jogou, e mesmo se abrisse uma janela para substituição, a aposta iria recair em Mané. Tal já não aconteceu devido à expulsão do Rojo. As duas expulsões foram uma falácia, e a do Rojo faz-me pensar que daqui a dias vão excluir a carga de ombro…porque foi isso que o Rojo fez, carga de ombro.


Embora tenha gritado de alívio com o golo de Slimani, tenha achado que os últimos vinte e cinco minutos tenham sido do Sporting, muito devido às alterações tácticas de Jardim, o empate talvez tivesse sido o mais justo. No entanto, tem que se realçar o espírito de sacrifício que este Sporting fez, como por exemplo Maurício que jogou maior parte do tempo com lesão, jogando num autêntico batatal, onde não se podia circular a bola. Aproveitou-se as poucas oportunidades que houveram, marcando-se dois golos, e ganha-se os jogos não por justiça mas sim por golos. Preocupa-me no entanto o desfalque que esta equipa tem no banco…mas vá, jogo a jogo e sempre em frente enquanto a máquina der!
Saudações Leoninas!

Sem comentários: