segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Setúbal e a arbitragem de Jorge Sousa



Ontem após o jogo jogadores e treinador, principalmente este último, criticaram a actuação de Jorge Sousa. José Mota não se limitou a criticar, foi duro nas palavras. Ao que apurei, tudo se deve a 3 lances.

- Expulsão de Amoreirinha.
- Golo em Fora-de-Jogo do Benfica, o primeiro.
- Não expulsão de Luísão.

Vou falar de lance a lance, tentanto ser o mais isento possível, apesar de o Benfiquismo me correr nas veias e artérias. Não sei onde pára a dúvida na expulsão do Amoreirinha. Uns dizem que foi exagerado o vermelho, outro lembram que estavam apenas decorridos 7' de jogo (Presidente do Setúbal inclusive). Pois bem. As regras são iguais no primeiro ou no último minuto, e os jogadores precisam saber disso dentro de campo, principalmente em entradas para vermelho. Aquela entrada, ao contrário do que li pela blogosfera fora, não foi uma tesoura, aquilo foi uma entrada em velocidade com os 2 pés no ar e com os pitons na frente, não foi um carrinho a deslizar na relva. Aquilo foi uma entrada, que apanhar o pé de apoio, pode muito bem partir uma perna. É vermelho directo sim senhor, por muito de arrotem, aquilo é vermelho. Admirado fiquei eu, por ser Jorge Sousa a expulsar Amoreirinha.

No golo em Fora-de-Jogo nada a dizer. É verdade. Não estava em jogo. No entanto estamos a falar de uma jogada de futebol corrido, que é diferente de uma bola parada, e em que no máximo o jogador tem o comprimento de uma chuteira em posição irregular (não deixa de ser fora-de-jogo), sendo que com sorte o calcanhar está em jogo. Serve isto apenas para dizer que é milimétrico, e como dizem as regras, em caso de dúvida deve-se deixar seguir, foi o que fez o árbitro auxiliar. Reclamar por um fora de jogo destes, nem para o maior chorão do mundo. 

Finalmente a não expulsão do Luísão, nem sei o que dizer. Querem eles, treinador e presidente do Setúbal, comparar à entrada do Amoreirinha, mas para isso, mais uma vez, é preciso puxar muito pela imaginação. É um lance visto e revisto várias vezes em vários campeonatos, e sempre admoestado com amarelo. Mas lá está, 5 secos doi, e é preciso tentar tapar o sol com a peneira.

No entanto compreendo toda a choradinha, e acho até que o Benfica deveria fazer sempre o mesmo quando se sentisse prejudicado, pois foi assim que o Futebol Corruptos do Porto ganhou o campeonato na época passada. Ou já não se lembram do que ocorreu depois de o dito clube ter sido prejudicado em Barcelos. No entanto, agradecia ao meu presidente, que apenas o fizesse quando perdesse o jogo no máximo por 2 golos de diferença, nunca se a derrota fosse por 5, porque iria soar a ridículo de tão vergonhoso que seria.

Sem comentários: