quarta-feira, 4 de julho de 2012

Época 2012/2013 - Sporting parte em vantagem



Quem o diz não é só a Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS). Eu próprio partilho dessa opinião.

Existem momentos em que temos de aceitar a derrota, e por consequência, aceitar que os outros a dado momento são melhores que nós, ou neste caso concreto, partem à nossa frente. Eu aceito.

Olhando para os planteis de Porto e Benfica, facilmente percebemos o medo de alguns adeptos em perder 2 ou 3 jogadores que façam toda a diferença. No Porto fala-se de uma possível saída de Hulk, Moutinho ou James. Obviamente que percebo a preocupação dos seus adeptos e partilho da mesma, embora noutro lado da barricada. Estamos a falar de jogadores muito acima da média e que em campo fazem toda a diferença. Por outras palavras, jogadores que podem decidir títulos. Olhando para o plantel do Benfica, e apesar de não termos sido campeões, temos também um lote de jogadores que se encaixam no perfil dos atrás mencionados, a relembrar, um Javi, um Witsel, um Gaitan ou um Aimar. Tudo isto é preocupante, e certamente iremos perder 1, 2, ou com muito azar 3 jogadores deste nível. Mas o maior problema não é simplesmente perder, é viver na incerteza dos jogadores que podem sair no final da pré-época. Trabalhar toda uma pré-época e o trabalho do treinador ficar coxo. Nem todos os clubes sofrem deste mal. O Sporting por exemplo, e neste capitulo particular, parte à frente dos seus rivais. É sempre a subir. Se alguém sair é porque certamente é um alivio para os Sportinguistas. Sá Pinto não vai acabar a pré-época coxo por perder elementos. Quanto muito podemos dizer que o Sá Pinto vai pegar num Sporting Coxo e acabar a pré-época com um Sporting melhor. Não significa que deixe de ser coxo, mas isso são contas de outro rosário. Estar a contar com um Witsel ou uma Maça Podre e ficar sem eles, é muito mais complicado, senão impossível, de substituir em curto espaço de tempo.

O Sporting está para a próxima época, em comparação com os rivais, como uma mulher a jogar golf em comparação com um homem. Parte com o tee mais próximo do green, mas todos sabemos que dará mais tacadas ao final da prova.

E o Sporting é isto!

Sem comentários: