terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Rodrigo, James e Carrillo


Existem alguns jovens talentos a despontar no campeonato Português. Contudo vou falar de 3 que saltam à vista e se demarcam de todos os outros.

É normal existir num ou noutro clube, um jogador que olhamos e chegamos à conclusão que está ali uma jovem promessa, que facilmente deixará de ser promessa e passará a ser certeza do futebol mundial. O que já não é tão normal, é esse tipo de jovem co-existir no mesmo ano no Benfica, Porto e Sporting. Falo obviamente - como já viram pelo titulo - em Rodrigo, James e Carrillo.

Qualquer um dos 3 jogadores me dá um gozo extra ver jogar, mesmo os rivais. James e Carrillo parecem ser mais semelhantes entre si. Rodrigo um pouco diferente. Mas os 3 mostram talento aos rolos. 

Mas ter talento não é suficiente. É preciso existir uma estrutura de suporte ao crescimento dos jogadores. Olhando para os clubes que representam, é fácil compreender que Carrillo parte em desvantagem. Joga num clube mais pequeno, logo onde as exigências são à partida menores, o 3º lugar portanto. Facilmente se chega a esta conclusão, basta para isso olharmos para a academia do Sporting, e vermos que para se transformarem em grandes jogadores, estes tem de abandonar o clube, para depois então despontar em outros de maior dimensão. Foi assim com Simão, CR7, Nani e mais recentemente, com a Maça Podre. No entanto é de salientar que tem em Domingos um excelente treinador, que certamente saberá como tirar o melhor partido da sua pérola. James tem a vantagem de jogar no clube com a melhor estrutura, mesmo que corrupta, aliás, principalmente por ser corrupta, que lhe permite crescer com calma e de forma sustentada. Esta é a sua segunda época, já conhece o futebol Português e, o seu clube, é mais experiente portanto, clara vantagem neste ponto. No  Porto o treinador pode sempre correr mais riscos, o que lhe dá maior margem de manobra para lapidar estes diamantes. No entanto tem a desvantagem de ser treinado por um adjunto, mas penso que este ponto é superado pelo primeiro. Rodrigo por sua vez tem a vantagem de jogar no maior e melhor clube em Portugal, que tem só por aí obrigações de criar condições para um crescimento sustentado. Caso contrário pode ser uma desvantagem, sob o ponto de vista de poder acusar a pressão de um grande clube. Joga num clube que compete na Champions League, jogos que dão sempre outro traquejo aos jogadores, elevando a responsabilidade e promovendo um melhor crescimento, são jogos onde se ganha muita experiência que é sempre importante ao crescimento dos jogadores. É treinado por um teimoso, mas ate aqui teve sorte, é um teimoso que gosta dele e, todos sabemos como Jesus promove bem o crescimento dos jogadores que gosta. A única desvantagem do Rodrigo poderia ser, a massa adepta, mas essa já conquistou e, como disse anteriormente, o treinador, mas esse também já conquistou.

Com mais ou menos tempo, uma coisa é certa, os 3 serão grandes, e com os 3 me maravilho. Basta ver a ultima jornada. O James deu a vitória no jogo e foi o melhor em campo. Carrilo no ponto tempo em campo, coincidiu com o melhor momento do Sporting, e vinha de uma semana em estado febril. Rodrigo fez um jogo de encher o olho apesar de não ter marcado nenhum golo, e para mim foi o homem do jogo.

Sem comentários: