segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O paranormal!

Existem coisas no mundo do futebol português, que por vezes o melhor é ignorar, contudo, muitas vezes, por mais que te esforces não consegues. 

No recente Braga-Benfica, considerei que o meu Benfica, a par do que tem feito nos últimos jogos, praticou na sua globalidade, um futebol de fraca qualidade. Por consequência disso evitei falar de alguns assuntos, pois não queria que soasse a desculpa de mau perdedor (qualquer empate é derrota). Mas quando vejo um ex-jogador do Braga proferir aquelas declarações... não dá para ignorar.

Existem coisas que só se passam em certos estádios, as intimidações, as avarias, as provocações e toda uma panóplia de coisas que só alguns presidentes se lembrariam e, cujos seus subordinados exclamariam "fantástico senhor presidente, fantástico, aquela história do Deco foi genial, eu sabia que o senhor presidente era um génio, mas esta do Deco foi demais".

Ontem por exemplo, foi de estranhar, que num estádio novo, construído de raiz, já agora, pago em parte, com o meu e o teu dinheiro, tenha os problemas de electricidade que todos vimos. O súbito apagão numa altura da primeira parte em que o Benfica começava a subir de produção e, acontece aquilo sucessivamente! Hum, dá que pensar não? Curiosamente, e após um golo do Braga caído do céu, nunca mais a luz se apagou. 

Depois, no final do jogo, não havia água quente?! Mas estamos onde? Num qualquer país do terceiro mundo. Sei que estamos em crise mas...

Curioso, é que estas coisas poderiam acontecer contra um Setúbal, um Rio Ave, um Leiria, etc. Mas não, aconteceram logo com o Benfica. É sempre assim. E quando existe uma sucessão de coincidências, deixa de ser coincidência para passar a ser padrão. E é este o padrão do futebol Português. Vale tudo.

No caso dos "seguranças" na Luz todos falam, desde os Sportinguistas, passando pelos de Braga e acabando nos visados, o Porto. Foi pano para mangas. O que se passa nos outros estádios, é esquecido no dia seguinte. Isso também diz muito sobre o futebol português. Aliás, no caso que ninguém esquece, os malcriados foram os jogadores do Porto. Foram eles que andaram ao soco, mas essa parte também não interessa.

Mas isto tudo, dito por mim, não passa de teorias da conspiração de "um gajo com quem não vale a pena discutir futebol". Mas o que dirão vocês se for um ex-bracarense a teorizar? Um tal de Artur Moraes. Alguém que sabe como aquela casa funciona. Alguém que diz, "Infelizmente aqui, quando vem o Benfica, acontecem coisas do outro mundo", e acrescenta,  "Em Braga temos sempre que jogar contra 11 e mais os truques fora de campo!! Valeu a luta". Fica a pergunta. 

Não quero com isto arranjar desculpas. O Benfica tem vindo a decair, não está bem. Confio que dará a volta por cima. Mas existem coisas que não podem passar em claro. 

Sem comentários: