domingo, 6 de novembro de 2011

Jornada 10


Um terço do campeonato jogado, e que contas podemos fazer? Já vamos a elas. Primeiro, a análise da Jornada.

PORTO

- O Porto empatou no Algarve com o Olhanense. É um mau resultado e, digam o que disserem lá em cima, o Porto atravessa um mau momento de forma.

- O Hulk já nem de penalti vai lá. Memso que lhe dêem a oportunidade da recarga.

- Vitor Pereira pode continuar a olhar para cima, e a dizer que não vê ninguém. Esqueceu-se, é que os factores de desempate durante o campeonato, nomeadamente, mais golos marcados e diferença entre marcados e sofridos, são ligeiramente diferentes de no final do campeonato. E porquê? porque no final do campeonato, antes destes factores, vem um outro, jogos entre os empatados. Se acabasse hoje o campeonato, e uma vez que o Porto ainda não foi à Luz, mas o Benfica foi ao Dragão empatar, seria o Benfica o campeão por empatar em casa do adversário. Obviamente isso não interessa ao menino Jesus. Por isso mais vale nem passar cartão ao que o gajo diz.


BENFICA

- Empatamos em Braga. Não é um bom resultado, mas perante os factos, acaba por não ser um mau resultado.

- Continuamos em pé de igualdade com o Porto, perdendo uma excelente oportunidade para o ultrapassar. Onde é que eu já vi este filme e, quantas vezes mais o vou ver. Há coisas que nunca mudam.

- Não consigo perceber, porque é que o catedrático das tácticas, muda sempre tanto neste tipo de jogos de maior dificuldade. Eu aceito que fora de casa, perante adversários teoricamente mais fortes, seja preciso ter mais cautelas, mas quando se muda assim, arrisca-se a transmitir aos próprios jogadores, que se está com medo do jogo. Não é bom e intranquiliza.

- Ao que parece Gaitan vomitou ao intervalo. Mas quem parecia que nem cavalo a correr em campo eram os jogadores do Braga. Não compreendo a força que eles ganham quando o adversário é o Benfica. Contra nós, nunca tem um jogo menos conseguido. Estranho.


SPORTING

- Ganharam um jogo que era para ganhar. Simples. Mas notou-se ali, principalmente na segunda parte, grande intranquilidade, que só não deu empate, porque o Djanini falhou escandalosamente. Faz parte do jogo.

- O Leiria, que vi pela primeira vez este ano, jogou bem. Está só 2 pontos acima da linha de água, mas a jogar assim arrisca-se a subir rapidinho.

- Mal terminou o jogo, os comentadores disseram algo como, "sete, e vão sete vitórias seguidas para o campeonato". Engraçado ver, que para o Sporting existe sempre uma contagem, passaram das 10 vitórias consecutivas, para as 6, que agora já são 7.

- Cada vez gosto menos do João Pereira. É mau profissional, e só isso é meio caminho andado para não ser bom jogador. Aquele "pisão" é mesmo à "porco". Mas a culpa daquilo acontecer, por vezes é das próprias instituições. Se levasse uma multa do próprio Sporting, e ficasse 1 ou 2 jogos no banco, para a próxima não acontecia. Falo deste caso, mas serve de exemplo para qualquer clube e qualquer jogador.


Calendário e pontuação.

Como já disse anteriormente, 1/3 do campeonato jogado, e temos:

Porto 24 pts;
Benfica 24 pts;
Sporting 23 pts.

Tudo muito equilibrado na frente, onde o Sporting recuperou os pontos perdidos nas primeiras 3 jornadas.

Analisando só pelos pontos, é isto que vemos. Analisando o calendário, vemos um Benfica que já foi ao Dragão e a Braga, e um Porto que, evidentemente, recebeu o Benfica. São estes os únicos 2 encontros disputados entre estas 4 equipas. O Benfica está nos 2 e, jogou fora. Para mim é facto relevante. Isto deixa a prever, que nas últimas 5 jornadas da primeira volta, muita coisa se escreverá. Estarei cá para ver.

Sem comentários: